Pérolas para porcos
- Ludwig Aramuni Goulart

- 11 de mar. de 2025
- 4 min de leitura

O Tabernáculo tinha como função criar um vínculo entre Deus e o seu povo.
De acordo com o comentarista da Torá medieval, Dom Isaac Abravanel, de quem nosso conhecido apresentador e empresário do ramo de telecomunicações – Silvio Santos (Senor Abravanel) herda o nome, cada um de nós é um Tabernáculo portátil:
"Quando a Torá fala sobre o Tabernáculo, não é apenas para descrever um local, mas também tem em mente o corpo".
Segundo ele cada ser humano é um santuário. Não é exatamente o que Paulo escreveu?
1 Co 6:19-20 - Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Pois fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.
Quem falou primeiro, Paulo ou Abravanel? Nenhum dos dois! O primeiro a explicar esse princípio foi Yeshua!
Tanto é verdade que o próprio Yeshua se identificou como uma encarnação do Templo:
João 2:19-22 - Yeshua lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias". Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?” Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Yeshua dissera.
Esta é uma imagem poderosa! A mesma presença de Deus que foi revelada a Moisés no Monte Sinai, e que habitava no Santuário, reside dentro de nós.
Olha só a responsabilidade! Você já parou para pensar de que material você é feito?
Cada um de nós, portanto, é um lugar de habitação para a presença manifesta de Deus e o templo precisa refletir a beleza de Deus.
Deus quer que nós decoremos nosso tabernáculo com adornos bonitos.
Eles não pediu pérolas, mas a pérola é uma matéria prima interessante.
Nós precisamos desenvolver essas pérolas. Elas são na verdade criadas pela irritação. A ostra se alimenta no fundo do oceano, e as vezes entra um corpo estranho, um grão de areia dentro dela.
Esse grão causa desconforto, irritação, ela não gosta, esfrega, é áspero, ela tenta se livrar disso e quando não consegue se transforma numa bonita pérola.
Elas são bem caras, muitas pessoas pagam muito dinheiro para colocá-las em brincos e colares.
Se você pudesse entrevistar uma ostra ela diria: eu não gosto de ser irritada, eu não gosto de desconforto, faça a minha vida mais fácil!
Deus usa a irritação da ostra para criar algo bonito.
Deus não desperdiça nada! Ele aproveita toda luta e toda dor ! Da mesma maneira toda irritação em nossa vida foi desenhada para nos transformamos em pérolas.
Nós somos moldados pelo oleiro. Deus nos molda permitindo entrarmos em situações onde existe atritos.
Quando as coisas não acontecem do nosso jeito, quando não estamos sendo tratados direito, quando as coisas não acontecem na nossa velocidade, nos sentimos pressionados.
Essa pressão traz impurezas em nosso caráter, coisas como orgulho, raiva, egoísmo, sendo críticos demais, quando nos ofendemos muito rápido, desanimamos, precisamos nos livrar disso.
Você pode não gostar , mas Deus usa todas as situações.
Pessoas difíceis, engarrafamento no transito, despesas não esperadas!
Temos que nos lembrar de que é só um teste, uma provação, uma oportunidade de amadurecimento , a irritação não foi dada para nos entristecer , mas para nos fazer crescer.
Desenvolver a pérola. Não adianta repreender todo problema, Deus usa as dificuldades, e usa pessoas difíceis para atritar dentro de você como um grão de areia.
Se nós não entendemos como Deus opera, o processo que ele usa, ficaremos frustrados, reclamando porque Deus nos abandonou!
Mas alto lá! - “ - Você fala isso porque não conhece o meu chefe!”
Você já pensou que é exatamente isso que Deus quer? Ele quer que você seja bom com as pessoas que não são boas com você, que você ame as pessoas difíceis que não te amam, que você desenvolva paciência!
É hora de morder a língua no transito, no trabalho , em casa, mudar a atitude para criar uma pérola no templo que ele habita.
Pense assim: - "Se Deus me fez passar por isso, eu não vou desistir! É uma provação, eu vou passar por isso!"
Quando você prova algo, é um teste!
Paulo fala em Rm 8:18 - Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
Paulo foi perseguido, maltratado, submetido a um monte de injustiças, mas ele não reclamou, não fugiu das situações difíceis, ele sabia que Deus estava provando e moldando ele para algo melhor.
Somos obras de artes e joias sendo selecionadas! Existe um processo de curadoria, Deus é um grande curador! Você já ouviu falar da curadoria numa exposição de arte?
A função do curador é de suma importância para a condução de uma exposição ou para o bom funcionamento de um museu, é ele que zela pelas obras de arte e decide se alguma peça do museu necessita de uma restauração
Paciência é uma pérola! É difícil entendermos isso , temos dificuldade em entender que a gente passa mais tempo esperando do que recebendo.
Tiago 1:19-20 - "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus".
Ser paciente, não é só uma questão de espera mas de ter a atitude certa.
Já que temos que esperar, então vamos esperar pacientemente e não ansiosamente. Precisamos saber desfrutar do tempo de espera.
Grandes esperas como as próximas férias, a promoção, a aposentadoria, um próximo emprego, o sucesso, a riqueza, os filhos crescerem, não dá para ficar esperando a vida toda para começar a viver.
Você pode desfrutar de uma espera paciente, na prova.
Tiago 1:2-4 - "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".
Colossenses 3:12-13 - "Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou."
Deixe a pérola brilhar em você! Elas ficam mais bonitas em você do que em porcos!



Comentários