top of page

A escrava - O profeta não é só o relator da profecia, ele é a profecia em si

  • Foto do escritor: Ludwig Aramuni Goulart
    Ludwig Aramuni Goulart
  • 4 de mar. de 2025
  • 3 min de leitura
Quando Israel, se envolvia com "outros deuses", estava cometendo adultério espiritual.
Quando Israel, se envolvia com "outros deuses", estava cometendo adultério espiritual.

O livro de Oséias, talvez mais do que qualquer outro livro da bíblia expõe o coração de Deus. É um livro impressionante, porque é um enredo inimaginável.


O profeta não é só o relator da profecia, ele é a profecia em si. Deus vai usar a vida do profeta Oséias para contar uma história de amor muito diferente do que vemos nas comédias românticas no cinema e na TV.


Oséias vive no próprio casamento o que Deus estava passando em relação a Israel.


Oséias um profeta do senhor recebeu uma instrução muito estranha. Deus manda ele casar com uma prostituta! E o mais incrível é que ele não somente obedece, mas também se apaixona por ela loucamente.


Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra a misericórdia para tomá-la de volta. Ele sofre na própria carne um pouco do que Deus sofre conosco!


Quando Israel, se envolvia com "outros deuses", estava cometendo adultério espiritual.


E mesmo depois de tudo que Israel havia feito, Deus pela graça vai se reconciliar com sua esposa adúltera e estabelecer uma nova aliança com ela.


Oséias casou , teve filhos , mas o comportamento dela era previsível, ela voltou para o seu estilo de vida anterior, ela volta a atividade , ela é prefere ser usada e abusada e escravizada e isso quebrou o coração de Oséias.


Qualquer pessoa em sã consciência diria: Desiste Oséias, você merece coisa melhor! Mas Oséias corre atrás de Gomer e a compra de volta!


Loucura né? Essa história é a história de Oséias, de Israel e do povo de Deus. Deus usa o casamento para explicar nosso relacionamento com ele.


Deus quer um relacionamento , mesmo que seja imperfeito e complicado. Não é complicado por causa dele, mas por causa de nós, das nossas idolatrias, nossos deuses.


Entenda, nossos deuses refletem a nossa natureza. Nossas expectativas são depositadas em torno deles. Tudo que queremos é apaziguar nossos deuses, deixá-los felizes. Alimentamos eles com o alimento que esperamos dele.


Se queremos riquezas , damos a esse deus riquezas, se queremos prazer , damos a esse deus prazer.


Eles não querem pipoca, farofa e bifes acebolados, eles querem nossa dependência e escravidão! E quando ele transborda de riquezas, ele fica feliz e o resto não interessa a ele. Na verdade ele não se interessa por você, sua saúde , seus filhos , seu casamento, tudo é secundário, até mesmo sua dor.


Gomer a esposa de Oséias era uma sacerdotisa de um templo pagão. Ela ficava na porta do templo. Ela oferecia prazer e riquezas através do sexo cultual aos deuses cananeus.


Não muito diferente de muitos templos pagãos hoje em dia que travestidos de igrejas oferecem fortunas a empresários em suas correntes de prosperidade.


Templos que cuja fúria dos deuses é aplacada com moedas e que se assemelham a grandes Shopping Centers e concessionárias de carros, onde pessoas sonham entrar com Fuscas 1967 com promessas de saírem com Toyotas Corollas 2015.


Ela era feia ou bonita? Atraente ou desinteressante? Pergunte aos marmanjos que cobiçavam uma mulher daquelas! Eles alimentavam ela e eram alimentados de volta.


Não é exatamente o que os marmanjos de hoje dia fazem nesses templos que ao invés de pregarem justiça, santidade e arrependimento fazem dos cultos Bingos onde se vendem promessas como se fossem raspadinhas instantâneas?


Mas Deus vai resgatar seu povo. O que Israel fez para merecer esse amor de Deus?


O que Gomer faz para merecer esse amor de Oséias? Nada! Pelo contrário, ela fez de tudo para sabotar esse relacionamento.


Ela não pode consertar a situação por ela mesmo. Ela não tinha como sair do cativeiro por ela mesmo, ela não tinha nada a oferecer.


Qualquer relacionamento com ela seria uma loucura, mas Oséias compra ela de volta. Ele vai lá e compra ela de novo. Ele quer ser o seu dono novamente.


Pagar pela esposa? Será que ela é escrava de um gigolô? Oséias pagou um preço muito alto por alguém cujo valor é tão baixo. Mas ele redimiu a ela.


É comum se cantar canções nas sinagogas se referindo ao Deus de Israel como o “gaal Israel” , o redentor de Israel. Essa palavra tem fundo econômico. Ou seja, redenção é um valor a ser pago para tirar alguém da cadeia.


Não importa o quanto você tenha errado, o quanto você tenha fugido, o quanto você tenha praticado abominações,


Deus não nos perdoa por aquilo que somos , mas por aquilo que ele é. Nós temos um Deus cujo coração nos procura de volta. Ele nos resgata do prostíbulo,


Nós temos dificuldade em aceitar um amor que achamos que não merecemos.


Nós temos dificuldade em entender o que Yeshua fez na cruz por nós! O Gaal Israel!


1 comentário


Douglas Galvao
Douglas Galvao
05 de mar. de 2025

Senti muito amor de Deus nesse artigo!

Curtir
bottom of page